Propaganda estimula o consumo de álcool entre os jovens
Segundo estudo, adolescentes entre 11 e 16 anos são os mais atraídos
Anúncios publicitários de cervejas em
praias e festas, onde o público é composto por gente bonita e alegre,
consumindo bebidas alcoólicas, é muito comum. São cenas que atraem os
adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo de álcool por
jovens entre 11 e 16 anos, que não deveriam ingerir esse tipo de
produto. Essas são conclusões de um estudo da Universidade Federal de
São Paulo (Unifesp), publicado pelo periódico científico Revista de
Saúde Pública.
Segundo o levantamento, os jovens
prestam muita atenção a esse tipo de anúncio, e costumam acreditar que
as propagandas retratam "apenas a verdade". Para os pesquisadores, isso
está diretamente ligado ao consumo precoce do álcool. "Os jovens já têm
até uma marca preferida de cerveja", diz a psiquiatra Roberta Faria,
autora da pesquisa.
O levantamento foi feito com 1.115
estudantes de 11 a 16 anos, dos 7°e 8º anos de três escolas de São
Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Eles responderam a um questionário
com mais de 100 variáveis ligadas à ingestão de álcool.
A cidade foi escolhida por possuir um
perfil socioeconômico parecido com o padrão nacional, de acordo com
informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Com informações do R7 - Arca Universal
0 comentários:
Postar um comentário