terça-feira, 3 de maio de 2011

Propaganda estimula o consumo de álcool entre os jovens

Segundo estudo, adolescentes entre 11 e 16 anos são os mais atraídos

Anúncios publicitários de cervejas em praias e festas, onde o público é composto por gente bonita e alegre, consumindo bebidas alcoólicas, é muito comum. São cenas que atraem os adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo de álcool por jovens entre 11 e 16 anos, que não deveriam ingerir esse tipo de produto. Essas são conclusões de um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado pelo periódico científico Revista de Saúde Pública.
Segundo o levantamento, os jovens prestam muita atenção a esse tipo de anúncio, e costumam acreditar que as propagandas retratam "apenas a verdade". Para os pesquisadores, isso está diretamente ligado ao consumo precoce do álcool. "Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja", diz a psiquiatra Roberta Faria, autora da pesquisa.
O levantamento foi feito com 1.115 estudantes de 11 a 16 anos, dos 7°e 8º anos de três escolas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Eles responderam a um questionário com mais de 100 variáveis ligadas à ingestão de álcool.
A cidade foi escolhida por possuir um perfil socioeconômico parecido com o padrão nacional, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Com informações do R7 - Arca Universal

0 comentários:

Postar um comentário