“Jesus está voltando, melhor cortar o cabelo”, sugere propaganda de salão de beleza
“Jesus está voltando, melhor cortar o
cabelo” diz o anúncio do salão de beleza Brown, localizado na cidade de
Bristol, mas com várias filiais em outras cidades da Inglaterra. Os dizeres são
acompanhados por uma imagem de Jesus com os braços abertos envolto em luz.
Para muitos é só uma brincadeira com o
evento conhecido como “Segunda Vinda”, prometido na Bíblia. Para outros, uma
brincadeira ofensiva e de mau gosto, que ofende a fé dos cristãos.
Um porta-voz da empresa disse que os
panfletos com o anúncio foram entregues inclusive nas igrejas locais e que a
maioria das pessoas achou “positiva” sua mensagem.
Contudo, a peça publicitária, que
também foi estampada em jornais da cidade, ofendeu algumas pessoas, que
reclamaram às autoridades.
O caso foi parar na Advertising
Standards Authority (ASA), órgão que regulamente a publicidade no Reino Unido.
O parecer do órgão é que ele não violou as orientações dadas às empresas.
Um porta-voz declarou: “O ASA observou
que o anúncio mostrava a representação de Jesus banhado em luz e que o texto
faz referência à Segunda Vinda. Reconhecemos que algumas pessoas podem achar
que o anúncio é de mau gosto. No entanto, consideramos que a maioria dos
consumidores entende que era se trata de uma percepção bem-humorada da história
bíblica, e não uma paródia da crença cristã. Entendemos que o anúncio
provavelmente não gera ofensa grave ou generalizada, por isso concluímos que
ele não tinha violado o código de conduta”.
Mesmo assim, grupos cristãos afirmam
que o anúncio sugere que Jesus irá julgar as pessoas por sua aparência. “É
ofensiva a maneira como é retratada a Segunda Vinda, que é algo muito sério”.
A empresa se disse surpresa com tamanha
repercussão e pediu formalmente desculpas, dizendo que “não era sua intenção
causar ofensa” e que o anúncio foi “criado para ser algo bem-humorado e não
ofensivo”.
Fonte: Gospel Prime / Traduzido e adaptado de Telegraph
0 comentários:
Postar um comentário