terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Traços de personalidade podem determinar o odor corporal


Sentir o cheiro de alguém pode ajudar a determinar detalhes da personalidade dessa pessoa. De acordo com um novo estudo, ao criarmos uma primeira impressão, nós consideramos dentre vários fatores, o odor natural do corpo.
Pesquisadores da Universidade de Wroclaw, na Polônia, pediram a pessoas que sentissem os cheiros de camisas que haviam sido usadas durante três noites por 30 homens e 30 mulheres. Ao cheirarem as camisas, os participantes do estudo deveriam tentar relacionar o odor com traços de personalidades do dono da roupa.
Muitas vezes, essa relação não foi estabelecida de forma que os participantes acertassem as características dos donos das roupas, mas as estimativas dos participantes quanto aos níveis de neuroticismo e de extroversão neste estudo, se aproximaram tanto da realidade quanto as estimativas feitas em uma outra pesquisa, em que traços de personalidade deveriam ser associados a um vídeo de comportamento de alguém.
Esse fenômeno pode ocorrer porque algumas características (como a dominância e a extroversão) podem ser expressadas fisiologicamente.  Um exemplo disso seria que pessoas neuróticas transpiram mais quando estão nervosas. O suor pode modificar as bactérias das axilas, fazendo com que essas pessoas tenham um cheiro diferente. Traços de personalidade podem também estar relacionados a secreções hormonais que afetariam o odor corporal. Pessoas com níveis altos de dominância podem ter níveis mais altos de testosterona, o que afetaria suas glândulas sudoríparas.
Mais estudos são necessários para que a relação entre a personalidade e o odor corporal seja vista mais claramente. Os pesquisadores afirmam também que seria interessante ver essa relação em culturas em que os odores corporais são mais fracos.
O estudo foi publicado no periódico European Journal of Personality.

Fonte: Boa Saúde /  Live Science 2 de dezembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário