sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Religiosos não confiam em ateus, afirma estudo


Uma pesquisa realizada no Canadá e nos Estados Unidos mostrou que os religiosos desconfiam mais dos ateus do que de gays, feministas, judeus e mulçumanos. O estudo foi realizado por psicólogos da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.
Foram pesquisados 350 americanos adultos e 420 estudantes canadenses, destes 45% disse que não votaria em um candidato que assumisse publicamente que era ateu.
Os pesquisadores não conseguem explicar o motivo de tanta aversão, mas a professora Ara Norenzayan, que participou do trabalho, tenta dar sua opinião. “A exteriorização da crença em Deus pode ser vista com um sinal de confiança, particularmente por outros religiosos que acham que as pessoas se comportam melhor se elas sentem que Deus está assistindo”, diz ela.
A pesquisa foi realizada pelo instituto Gallup e um dos autores desse estudo, Will Gervais, se mostrou preocupado com a afirmação. “Com mais de meio bilhão de ateus no mundo, esse preconceito tem o potencial de afetar um número substancial de pessoas”.
A amostragem provou que apenas criminosos, como estupradores, conseguiram um grau de desconfiança comparável com o dos ateus. “Essa antipatia é impressionante, já que ateus não são um grupo social coerente, visível ou poderoso”, afirma Gervais.
Fonte: Gospel Prime / Com informações VEJA

0 comentários:

Postar um comentário