terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mudanças alimentares na infância influenciam saúde na fase adulta


Estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism mostra que a reestruturação da dieta da criança pode afetar sua saúde na vida adulta. Segundo pesquisadores norte-americanos, reduzir a ingestão de gordura e aumentar a de fibras para as crianças resulta em menores níveis de glicose e pressão arterial na fase adulta.
A pesquisa baseou-se na análise de 230 mulheres com idades entre 25 e 29 anos que participaram da Dietary Intervention Study in Children. Essas reduziram o consumo de gordura para 28% das calorias diárias e aumentaram a ingestão de fibra alimentar ao comer frutas, vegetais e grãos integrais quando crianças.
Joanne Dorgan, autor da pesquisa, e sua equipe, mediram a composição corporal das participantes utilizando raios-X absorptiometry, medição da pressão arterial e analises do sangue (glicose, colesterol e triglicérides).
“Comparados a pacientes que não sofreram interferências na alimentação, o grupo que reduziu o consumo de gorduras e aumentou o de fibras conseguiram abaixar a pressão arterial sistólica e os níveis de glicose em jejum”, diz Dorgan.

Fonte: UPI, 28 de outubro de 2011  / Boa Saúde

0 comentários:

Postar um comentário