segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tensão no Egito depois de sangrentos confrontos entre muçulmanos e cristãos

Protestos contra incêndios em igrejas continua no centro do Cairo, após fim de semana de confrontos
Egipcios coptas protestando contra a violência , no centro do Cairo

Os cristãos coptas, estão recolhendo os pedaços depois de confrontos violentos no fim de semana em que duas igrejas foram incendiadas e 12 pessoas foram mortas.
Mais de 180 pessoas ficaram feridas desde que a violência eclodiu no sábado sobre os boatos de que uma igreja estava abrigando uma mulher cristã contra a vontade dela, porque ela queria se converter ao islamismo e casar com um muçulmano.
Centenas de muçulmanos Salafista cercaram a Igreja Copta Saint Mane no bairro  de Imbaba, e atearam fogo no prédio com os cristãos lá dentro.
A mulher do centro dos rumores apareceu na televisão cristã para desmentir o boato.Grupos de cristãos e muçulmanos atiraram bombas incendiárias e pedras uns nos outros nas ruas, no momento, tiros também foram ouvidos.
Casas e lojas também foram alvejados, e nas proximidades da Igreja Virgin Mary também foi incendiado. A polícia de choque conseguiu colocar a situação sob controle depois de usar gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.
Os líderes da Igreja conduziu as orações pelos mortos nas celebrações do domingo, e declarou três dias de luto.
Houve protestos ainda ontem à tarde, enquanto centenas de cristãos se reuniram em frente ao prédio da televisão estatal no centro do Cairo, pedindo a demissão do principal líder militar do Egito, o Marechal de Campo Mohamed Hussein Tantawi, e acusando o Exército de não protegê-los.
O governo tomou uma atitude dura em resposta à violência,  190 pessoas detidas para ser julgado no Supremo Tribunal Militar como "um elemento dissuasor para todos aqueles que pensam em brincar com o potencial desta nação".
O governo se comprometeu a pagar uma indenização às famílias dos mortos e feridos na violência.


Traduzido por Divino Félix
Fonte: Cristian Today 

0 comentários:

Postar um comentário