sábado, 21 de maio de 2011

Minha vida: uma memória de saudades

Reflexão proferida em um Sarau universitário promovido pela UVA, na Fazenda Belo Amor.(Centro de recuperação de Drogados)

       A vida é uma trajetória dinâmica, que pode mudar de direção muitas vezes. Depende de cada um de nós: Da formação que recebemos, Das escolhas que fazemos, das decisões que tomamos, dos  valores que acreditamos, etc.. Na verdade temos a vida que merecemos, pois somos agentes e nunca apenas vítimas. Se somos vítimas, somos de nós mesmos. Pois maior inimigo de nossas vidas, somos nós próprios.
       Ao olhar para vida de cada ser humano, certamente, veremos um enredo escrito por ele mesmo. Não podemos ser fatalistas, pois a vida não é uma fatalidade, fatalidades acontecem, mas elas não determinam nossas vidas. A vida é maior do que os fatos involuntários. Por isso não podemos olhar para a vida que levamos no presente, com saudosismo. A saudade é um sentimento negativo que combate contra o desejo de mudança. “Nunca digas: por que foram os dias passados melhores do que estes? Esta pergunta não provém da sabedoria.”( Ec. 7.10)

I-                   Analisando o tema
“Minha vida: uma lembrança de saudades”. Confesso que não gostei desse tema num primeiro momento, nem achei interessante, apesar de ser poético e filosófico. O que a pessoa quis dizer com ele. Existem duas possibilidades de interpretação:
1-    Minha vida era muito boa, quantas saudades daqueles momentos vividos por mim no passado. Ah! Como minha vida era feliz, quantas saudades. Nessa versão damos ênfase ao saudosismo. Mas essa não é a maneira correta de tratar a vida. Temos ser desafiados a mudar, sem nos importar com o que já foi vivido.
2-    Minha vida era muito boa, vivi momentos legais e tinha tudo sobre controle, tenho saudades daqueles tempos e preciso fazer as coisas voltar como era antes. Pois se eu já fui capaz de viver bem, posso viver de novo. Essa versão é compatível com a proposta de vida de cada, e acredito que esse é o rumo que todos precisam tomar.

II-                A vida acontece no presente e é determinada sempre no presente.
Passado e futuro são apenas idéias subjetivas: real é o presente. Vivemos hoje o que fizemos hoje. Pois apenas vivemos hoje e tudo acontece hoje.
Como podemos mudar de direção? Olhando para o passado ou futuro? Nem um nem outro. Mudamos a direção de nossas vidas olhando para hoje, pois eu vou sempre colher a semente que eu plantar hoje. Se queremos chegar em algum lugar, independentemente de como minha vida esteja agora, devo começar imediatamente tomar atitudes que me abrirá caminho para onde quero ir. Veja as frases abaixo que corroboram com essa idéia.
"Você não pode construir uma reputação sobre aquilo que vai fazer."
Henry Ford
O único limite para nossas realizações de amanhã serão nossas dúvidas de hoje." (Franklin D. Roosevelt.)
“Quando somos abandonados pela sociedade, a solidão é superável,
mas quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase insuportável..” (Augusto Cury)

Pr. Divino Félix

  

0 comentários:

Postar um comentário